Maternidade e Trabalho

This page was last updated on: 2023-06-23

Licença de maternidade

As trabalhadoras grávidas têm direito à licença de maternidade de três meses no momento do parto. A licença começa quatro semanas antes da data esperada de nascimento (licença pré-natal), e as restantes 9 semanas a serem tomadas após o parto (licença pós-natal).

No caso de nascimentos múltiplos, a licença pós-natal é aumentada em 4 semanas (estendida assim a 13 semanas). Se o nascimento tiver lugar após a data fixada para o início da licença de maternidade, esta deve ser prorrogada pelo período necessário para que o trabalhador possa gozar de pelo menos 9 semanas de licença após o parto.

Fonte: Artigo 5-7 do Decreto Presidencial sobre a Protecção da Maternidade (n.º 8/11 de 7 de Janeiro de 2011)

Garantia salarial

As prestações por licença de maternidade são concedidas a partir do primeiro dia da licença e correspondem à totalidade do período de licença, nos termos expressos no Decreto Presidencial n° 8/11 sobre Proteção à Maternidade. Todas as trabalhadoras são abrangidas pelo regime de protecção social obrigatória.

O montante total da prestação pecuniária é de 100% do salário médio diário efectivamente registado nos dois últimos meses antes do início da licença, mas os meses em que o trabalhador trabalhou menos de 20 dias não são considerados no cálculo.

O empregador deve pagar os benefícios em dinheiro antecipadamente ao empregado. O empregador é mais tarde reembolsado pelo sistema de segurança social do Estado. O empregador tem de pagar os benefícios de licença de maternidade e benefícios de pré-maternidade dentro de 30 dias a contar do início da licença.

Fonte: Artigo9-11 do Decreto Presidencial sobre Proteção à Maternidade (Nº 8/11 de 7 de janeiro de 2011)

Cuidado médico gratuíto

Nenhuma disposição legal para cuidados médicos gratuítos poderia ser localizada. A atenção primária universal é prestada a todos os cidadãos angolanos. O cuidado especializado também é fornecido com co-pagamentos.

Fonte: Perfil da AISS para Angola, 2015

Regulamentos da maternidade no trabalho

  • Lei Geral do Trabalho (n.º 7/15, de 15 de Junho de 2015) / General Labour Law (No. 7/15 of 15 June 2015)
  • Decreto Presidencial sobre Protecção da Maternidade (n.º 8/11 de 7 de Janeiro de 2011) / Presidential Decree on Maternity Protection (No. 8/11 of 7 January 2011)
Loading...