Regalias que deve considerar para alem do salário

Salário baixo não é tudo. Saiba como um emprego pode se tornar mais atraente.

Em tempos de crise, somos frequentemente confrontados com propostas salariais que pouco ou nada coincidem com as nossas perspectivas ou ambições. 
No entanto, e apesar de ser, inevitavelmente, um aspecto determinante, o salário não deverá ser o único condicionante das suas decisões profissionais. Existem outros aspectos que deverão ser tidos em conta, e que podem fazer duma oportunidade menos boa algo a aproveitar. Damos-lhe alguns exemplos do que poderá estar para além de um baixo salário.

 

  • Tipo de vínculo contratual

- Numa altura em que se generalizou o recurso aos chamados "recibos verdes" e que um contrato de seis meses já é considerado uma sorte, é importante saber exactamente qual o vínculo que a entidade empregadora pretende estabelecer. Apesar de serem a excepção, para alguns empregadores é ainda fundamental a estabilidade dos vínculos que estabelecem com os seus colaboradores.

 

  • Valor do subsídio de almoço

- Não sendo estabelecido por lei, o valor do subsídio de almoço varia de empresa para empresa, sendo importante saber de antemão qual o montante definido. Por outro lado, é importante saber se existem bares ou cantina com preços especiais para os trabalhadores da empresa, que poderão traduzir uma real diminuição dos gastos efectuados. 

 

  • Comissões ou prémios de desempenho

- Apesar de serem mais frequentes em certas funções (sobretudo na área comercial/vendas), as comissões e os prémios podem ter um significativo impacto no valor do salário base mensal. Procure saber com que frequência e em que circunstâncias são pagos.

 

  • Plano de saúde ou assistência médica

- Cada vez mais, as empresas encontram nos sistemas de seguro de saúde uma forma de melhorar as condições salariais dos seus colaboradores. Saiba qual o seguro adoptado pela empresa e quais as reais mais-valias que oferece. 

 

  • Flexibilidade do horário de trabalho

- Um horário flexível poderá, em muitos casos, ser muito mais vantajoso do que algum dinheiro a mais no fim do mês. Analise as suas necessidades específicas e veja se consegue chegar a um acordo com a empresa. 

 

  • Bom ambiente de trabalho

- Quando questionados sobre este assunto, a maior parte de nós não hesita em dizer que estaria disposto a ganhar um pouco menos em troca dum melhor ambiente de trabalho. Assim, valerá sempre a pena tentar falar com actuais colaboradores da empresa acerca do ambiente de trabalho que nela se vive para tomar uma melhor decisão. 

 

  • Estabilidade da empresa e do sector em que se insere

- Este é um aspecto crucial, sobretudo em épocas de instabilidade como as que actualmente vivemos. Informe-se sobre a situação financeira da empresa e, a nível geral, sobre o sector de actividade em que esta se insere. 

 

  • Perspectivas de evolução de carreira dentro da empresa

- Para além do salário é, naturalmente, importante qual poderá ser o seu futuro dentro daquela empresa. Existem probabilidades de evolução? Se sim, talvez valha a pena investir a longo prazo na sua carreira.

loading...
Loading...