Tudo sobre Curriculum Vitae

BOAS PRÁTICAS NA ELABORAÇÃO DE CV (Currículum Vitae)

Não existe um modelo de CV ideal, não há uma fórmula mágica, mas nós iremos deixar algumas dicas para torná-lo atrativo , interessante e menos cansativo aos olhos de quem vê, porém o CV deve ser adequado à função e modificado à medida que vai desenvolvendo e enriquecendo a actividade académica e profissional.

Veja a seguir algumas dicas para melhorar o seu CV.

1° O CV deve ser claro, directo e Conciso:

Busque o equilíbrio,evite o excesso de informação ou a falta do mesmo. Ter bastante estudos é importante, mas não saber como colocar,pode pôr tudo a perder;

2° Informações pessoais: apenas o necessário:

Nome,data de nascimento ou idade,morada, E-mail e Telefone. Atenção o e-mail deve ser pessoal).
* filiação, estado civil, número de BI,etc.

3° Descreva resumidamente o seu perfil pessoal

Inclua as suas habilidades e pontos fortes (venda o seu peixe em 3 ou 4 linhas)

4° Formação Académica:

Descreva de forma sucinta,seus cursos utilizando os seguintes dados:curso, instituição,local do curso, período do curso e use sempre a ordem do mais recente para o mais antigo.

5° Experiências profissionais:

Essa é uma das partes mais importantes do seu currículo e é preciso tratá-la com atenção especial. Faça um resumo das suas principais qualificações,descrevendo a função e a sua responsabilidade em cada uma delas.
A ordem das experiências é de mais actuais e relevantes para as antigas.

6° Cursos e outras actividades

Se você tem cursos técnicos, experiências internacionais ou participação em eventos que possam turbinar as suas chances de ganhar a vaga,Liste-os no fim do currículo. Não precisa encher de detalhes,nem fazer uma lista comprida de eventos,basta colocar o título,a instituição,o local e a data.


7° fotografia

A fotografia é opcional. O melhor seria usar quando solicitada ou numa vaga de contacto directo com o público,o do agente de vendas,recepcionista,etc. E se for a pôr uma fotografia no CV coloque uma fotografia sóbria e profissional, atenção a roupa e ao fundo. Fora a isso,é necessário ter um pouco de cuidado porque é fácil julgar pela aparência. Do mesmo jeito que pode ajudar, também a fotografia pode prejudicar.

*Atenção:
-Observe a linguagem (erros ortográficos, construção frasica,etc);
-Deve ser em formato A4;
-Simplicidade é o melhor caminho;
-Não minta,a sinceridade é fundamental.

Loading...