Linha do Cliente

Linha do Cliente

 

A Linha de Cliente tem sido uma das areas de trabalho que mais oferece empregos para a camada jovem moçambicana, principalmente nas zonas urbanas.


Esta e também uma das áreas mais procuradas pelos jovens, por não exigir muitas qualificações profissionais, uma vez que o treino especifico é fornecido pelas próprias empresas empregadoras.


Expectativa salarial
A Linha de Cliente ou Call centre é uma área salarial relativamente acima da média moçambicana. 


Num pais em que o salário mínimo na área de serviços ronda os 100 USD (2.250.000,00), um funcionário do Linha de Cliente pode chegar a auferir um salário mensal entre 8-12.000, 00 meticais.


Requisitos
O requisito básico para trabalhar na Linha de Cliente é possuir a 12 ª classe ou nível médio de ensino. Algumas empresas podem exigir outra formação complementar como Relações Publicas, técnicas de atendimento e expressão, informática na óptica do utilizador etc.


Segundo Leia Jonas, especialista em Recursos Humanos, há empresas que conforme a necessidade ‘exigem que o trabalhador saiba falar mais do que uma língua ou seja inglês, português e uma língua local’.

‘A boa presença física, boa voz e expressão gramatical correcta podem também ser exigidas ao candidato’ explica Jonas.
 

Condições de Trabalho
O trabalho na Linha de Cliente é feito em turnos estabelecidos pela empresa contratadora.


Se o atendimento for presencial, ou seja numa loja ou um banco ou empresa de seguros, os trabalhadores se submeteram ao horário em vigor para estabelecimentos comerciais. Sendo assim, os trabalhadores começam a sua actividade as 8:30 horas e terminam as 19:30 horas, conforme o tipo de estabelecimento.

Nos casos de atendimento ao Cliente pelo telefone, o cenário muda. Por ser esta uma tarefa que exige disponibilidade 24 hora por dia, os trabalhadores deverão trabalhar em turnos. Caberá a empresa criar uma escala de trabalho com turnos de 8 horas cada, segundo a lei em vigor. 


Os trabalhadores da Linha de Cliente regem-se pela Lei de imprensa moçambicana que prevê, entre outros, as ferias anuais, a licença de maternidade e contribuição ao Instituto Nacional de Segurança Social- INSS.

Loading...