Fundo social e problemas salariais dividem trabalhadores da G4S -Nov 03, 2014

02/06/2013 - Ainda não há paz na segurança privada

Os problemas da massa laboral dentro da multinacional de segurança privada Grupo 4 Securicor, ou simplesmente G4S Moçambique, ainda estão longe de ter uma solução à vista. Os trabalhadores da empresa a nível da cidade de Maputo reuniram-se na Praça da Paz para destituir o antigo Comité Sindical e eleger um outro, tudo devido à desconfiança por parte dos “seguranças” em relação àquele órgão por eles eleito.

Os trabalhadores acusam a direcção do Comité Sindical de nada fazer para o bem-estar de toda a massa laboral. Por exemplo, acusam-na de estar a gerir mal o fundo social dos trabalhadores, um valor que a empresa desconta a todos e que se reverte para estes em caso de necessidade.

Porém, os trabalhadores dizem que não estão a conseguir ter acesso a este fundo e quando procuram esclarecimentos, o dinheiro não existe. Para além disso, a massa laboral diz que aquele órgão está a mostrar, de certa forma, inércia na resolução dos seus problemas, sobretudo no que tange ao aumento salarial do presente ano. Para exemplificar, dizem que, em igual período do ano passado, já tinham os aumentos aprovados, mas este ano ainda não há nada de concreto.

Perante estes factos, os trabalhadores acreditam que aquele Comité Sindical estava do lado do empregador e não da massa laboral, razão pela qual decidiram destitui-lo. trabalhadores. De lá para cá, nada aconteceu.

Loading...