Juiz móvel ajuda mais de pessoas em dois meses-Sep 17 2012

17/09/2012 - Em menos de três meses, o Juiz móvel já assistiu e ajudou mais de 500 trabalhadores! Um resultado que promete crescer à medida que o projecto vai sendo implementado.

O subprojecto “Juiz Móvel” do Projecto de Direitos Laborais de homens e Mulheres da Fundação Wage Indicator da Holanda a ser levado a cabo em Moçambique em regime experimental, já beneficiou mais de 500 pessoas em menos de três meses da sua implementação.

Trata-se de um projecto que visa divulgar e defender os direitos laborais e promover o diálogo social entre as partes, buscando a resolução de conflitos por via da mediação, tendo os órgãos de comunicação social, o principal mediador.

Em dois meses e meio da sua implementação, o projecto já ajudou os guardas da empresa Omega a reivindicar os direitos laborais (http://www.youtube.com/watch?v=L6gB3fiyqKE&feature=plcp), incluindo o pagamento dos salários em divida há mais de dois anos bem como a normalização das relações laborais entre trabalhadores e a empresa responsável pela gestão do estacionamento rotativo e remunerado na cidade de Maputo, a ACSG (http://www.youtube.com/watch?v=_7gdylfJq3U&feature=plcp).

O projecto, que já é popular entre a classe trabalhadora, privilegia a cobertura jornalística, a mediação laboral e a deliberação mediada de assuntos laborais de grande impacto e de utilidade pedagógica, conta com o apoio da Fundação Holandesa Wage Indicator Foundation e é implementado em Moçambique cobrindo todo o país.

Mais de trezentos trabalhadores da segurança privada em Quelimane, Província da Zambézia foram até hoje ajudadas a fazer chegar a sua voz e reivindicações aos demais órgãos de administração de justiça do país tendo produzido impacto imediato.

Mais de duzentos trabalhadores da empresa ACSG puderam entender-se com o seu patrão, conseguindo desta forma os contratos escritos e reduzindo assim as relações laborais a escrito.

Loading...