OTM diz que os trabalhadores não terão festas condignas -Jan 2 2013

03/01/2013 - A organização dos trabalhadores moçambicanos diz que os trabalhadores não terão festas condignas uma vez que o salário e o reajuste sofrido em Maio último já foi corroído com a inflação e a subida generalizada dos preços.

 

A organização dos trabalhadores moçambicanos diz que os trabalhadores não terão festas condignas uma vez que o salário e o reajuste sofrido em Maio último já foi corroído com a inflação e a subida generalizada dos preços de produtos alimentares de primeira necessidade, verificada nos últimos dias.
Num cenário destes, os trabalhadores estão excluídos de participar de uma festa condigna pois as condições de vida não lhes permitem.
Segundo o Presidente da OTM, os trabalhadores não tem condições para comprar se quer produtos básicos para garantir o mínimo de dignidade nesta quadra festiva. 
Assim, a aposta para 2013 será lutar para melhores salários. Segundo ele, "a OTM almeja a continuação da criação de novos postos de trabalho, boas relações laborais entre empregadores e trabalhadores, alcance de melhores salários, etc".
O Juiz móvel tem vindo a acompanhar com muita preocupação a situação laboral dos trabalhadores com maior enfase na falta do cumprimento da lei.
Em moçambique, um dos principais problemas nas relações laborais tem sido o incumprimento do básico acordado, isto, acontecendo de ambos os lados.
Os empregadores, principalmente aqueles que empregam mão-de-obra intensiva, são amiúde acusados de não honrar com os compromissos laborais principalmente aumentos salariais, assistência medica e medicamentosa e ferias laborais.
Casos idênticos verificam-se me Nacala, Tete e Zambézia, em suma, la onde se verificam os principais investimentos na área de recursos naturais.
Por outro lado, a OTM e seus parceiros não tem conseguido dar vasão as múltiplas solicitações pelo socorro dada a diminuta capacidade para o fazer a nível nacional. Assim, a intervenção do Juiz móvel tem sido benéfica para casos pontuais, onde a mídia ocupa o papel importante.

 Veja neste vídeo, o Presidente da OTM falando sobre o impacto da corrosão do poder de compra do trabalhador e seu impacto nas festividades de natal e final do ano.

Loading...