Trabalhadores da Ponta do Ouro queixam-se ao Juiz Móvel -Jan 3 2013

03/01/2013 - Os trabalhadores de diferentes estâncias turística no posto administrativo de Ponta de Ouro, sul de Moçambique reclamam sobre diferentes problemas.

Trabalhadores da Ponta do Ouro queixam-se ao Juiz Móvel. E instam a Ministra a tomar medidas contra operadores turísticos infratores.

Os trabalhadores de diferentes estâncias turísticas no posto administrativo de Ponta de Ouro, sul de Moçambique reclamam sobre diferentes problemas.

São trabalhadores afectos a diferentes estâncias turísticas que decidiram denunciar ao Juiz móvel, os maus tratos e problemas comuns de que são vítimas.

Para além do baixo salário, eles denunciam o racismo, os maus tratos bem como a falta de registo no sistema de segurança social dos trabalhadores.

Este é um assunto quase que característico das estancias turísticas em Mocambique. Num estudo recentemente levado a cabo pela Universidade Eduardo Mondlane e comissionado pela OIT descobriu que o sector turístico é o que menos paga e que mais crimes e atropelos a legislação laboral comete.

Os trabalhadores das estâncias turísticas em Pota do Ouro chegaram ao Juiz Móvel depois de anos de tentativas de chegar ao acordo com cada um dos seus patrões.

Como iremos ver numa outra estória, depois que o assunto chegara aos ouvidos da  ministra, esta despachou uma equipa de inspetores para averiguar a situação. Os resultados desta equipa não satisfizeram a ministra, tendo de seguida enviado uma segunda, que descobriu igualmente que mais de 25 operadores turísticos funcionam sem alvará.

Veja a reclamação de diversos trabalhadores aqui.

Loading...