Linha do Cliente


Linha do Cliente

A Linha de Cliente tem sido uma das áreas de trabalho que mais oferece empregos para a camada jovem moçambicana, principalmente nas zonas urbanas.

Esta e também uma das áreas mais procuradas pelos jovens, por não exigir muitas qualificações profissionais, uma vez que o treino especifico é fornecido pelas próprias empresas empregadoras.


Expectativa salarial
A Linha de Cliente ou Call Centre é uma área salarial relativamente acima da média moçambicana. 

Num país em que o salário mínimo na área de serviços ronda os US$100,00 (aproximadamente MZM3000,00), um funcionário do Linha de Cliente pode chegar a auferir um salário mensal entre MZM 8 a 12 000, 00.

Requisitos
O requisito básico para trabalhar na Linha de Cliente é possuir a 12 ª classe ou nível médio de ensino. Algumas empresas podem exigir outra formação complementar como Relações Publicas, técnicas de atendimento e expressão, informática na óptica do utilizador etc.

Segundo Leia Jonas, especialista em Recursos Humanos, há empresas que conforme a necessidade "exigem que o trabalhador saiba falar mais do que uma língua ou seja inglês, português e uma língua local". A boa presença física, boa voz e expressão gramatical correcta podem também ser exigidas ao candidato.
 

Condições de Trabalho
O trabalho na Linha de Cliente é feito em turnos estabelecidos pela empresa contratadora.

Se o atendimento for presencial, ou seja numa loja ou um banco ou empresa de seguros, os trabalhadores se submeteram ao horário em vigor para estabelecimentos comerciais. Sendo assim, os trabalhadores começam a sua actividade as 8:30 horas e terminam as 19:30 horas, conforme o tipo de estabelecimento.

Nos casos de atendimento ao Cliente pelo telefone, o cenário muda. Por ser esta uma tarefa que exige disponibilidade 24 hora por dia, os trabalhadores deverão trabalhar em turnos. Caberá a empresa criar uma escala de trabalho com turnos de 8 horas cada, segundo a lei em vigor. 

Os trabalhadores da Linha de Cliente regem-se pela Lei de imprensa moçambicana que prevê, entre outros, férias anuais, licença de maternidade e contribuição à Segurança Social - INSS.

Ser ou não ser membro da OTM - central sindical

Você tem condições dignas de trabalho? Faça o nosso teste de trabalho decente!

Loading...