Jornalismo

Jornalismo

Com o surgimento de cada vez mais órgãos de informação, o jornalismo tornou-se uma das áreas profissionais mais ambicionadas, nos últimos anos em Moçambique.

A carreira de jornalismo, principalmente procurada por jovens, envolve a  busca, investigação e redacção de noticias e transmiti-las, através dos  jornais, revistas, Internet, televisão e rádio, ao publico em geral. 

A carreira de jornalismo tem a vantagem de permitir ao seu seguidor, especializar-se em diferentes áreas de actuação tais como: repórter, redactor, assessor de imprensa, investigador, editor, analistas, etc.

Expectativa Salarial

Em Moçambique ainda não existe a carteira profissional de jornalista, o que dificulta o processo de fixação salarial para esta área.

O jornalista está sujeito à tabela salarial em vigor ao órgão a que está afiliado.

Um jornalista de nível médio normalmente, usufrui um salário mensal que varia entre os 4 mil – 10 mil meticais, para inicio de carreira. Este valor vai sendo alterado conforme os anos de trabalho e experiência profissional.

Um jornalista que possua o grau de licenciatura recebe, no mínimo 10 mil meticais. 

Requisitos

Para pode exercer a profissão de jornalista, o candidato deve ter um diploma de algum curso de Jornalismo ou Comunicação Social. 

Um bom jornalista deve também ter conhecimentos básicos de Língua Portuguesa, cultura Geral, áudio e imagens, teoria da Comunicação, informática e claro, deve ser dinâmico e ter capacidade de trabalhar sob pressão

 

Condições de Trabalho

A área de trabalho do jornalista exige que este seja bastante dinâmico e sempre atento as novidades que o mercado oferece.

As exigências e o nível de competitividade nas áreas tradicionais de jornalismo, é muito grande, por isso os candidatos ao jornalismo devem tentar procurar oportunidades nos novos media, como é o caso da Internet.

Existem cada vez mais oportunidades de trabalho nos websites dos jornais impressos, blogs e outros sites de noticias independentes. 

As televisões e rádios também são grandes mercados de emprego em crescimento. Quem quiser optar por esta área de jornalismo, deve estar preparado para se submeter à um horário de trabalho diferente das outras profissões.

Você tem condições dignas de trabalho? Faça o nosso teste de trabalho decente!

Loading...