Preços inalterados em Cabo Verde no mês de março

13/04/2020 - Os preços em Cabo Verde não sofreram variações em março, após oscilações de queda e subida nos dois primeiros meses do ano, segundo o relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano sobre a inflação.

Preços inalterados em Cabo Verde no mês de março

 

Até que ponto o Coronavírus Impactou o seu trabalho?

Os dados constam do Índice de Preços no Consumidor (IPC), numa evolução que compara com a queda de 0,3% nos preços registada em janeiro e a subida de 0,1% em fevereiro.

Em março, o IPC total nacional "registou uma taxa de variação mensal nula (0,0%), mantendo no mesmo nível à do mês anterior", lê-se no relatório do INE.

Assim, desde o início do ano, a taxa de variação acumulada do IPC continua negativa, refletindo uma quebra nos preços, em três meses, de 0,2% (quebra de 0,3% em janeiro e subida de 0,1% em fevereiro), valor idêntico ao observado de janeiro a março de 2019.

Em março de 2020, ainda segundo o INE cabo-verdiano, o IPC registou uma variação média, no acumulado dos 12 meses, de 1,3%, idêntico ao mês anterior.

O Governo cabo-verdiano inscreveu para este ano, no Orçamento do Estado, uma previsão para a inflação acumulada de 1,3% (até dezembro). Contudo, devido à crise económica provocada pela pandemia de covid-19, já foi anunciada a necessidade de rever, até junho, o Orçamento do Estado e de todos os indicadores e previsões para o país.

Os preços em Cabo Verde aumentaram 1,9% em 2019, segundo dados divulgados em janeiro pelo INE, dentro do intervalo definido pelo Governo.

No Orçamento do Estado de 2019, o Governo inscreveu uma previsão de inflação de janeiro a dezembro de 1,5 a 2,0%.

Até que ponto o Coronavírus Impactou o seu trabalho?

loading...
Loading...