Recepção

A carreira de recepcionista principalmente em hotéis e grandes empresas, se bem gerida, pode ser o primeiro passo para uma carreira de sucesso.

 

Participe na Pesquisa Salarial e habilite-se a ganhar um salário

 

A carreira de recepcionista principalmente em hotéis e grandes empresas, se bem gerida, pode ser o primeiro passo para uma carreira de sucesso.

O recepcionista é a ‘cara’ da instituição que representa, seja esta um Hotel, empresa de telefonia ou um banco.  Segundo Karina Abdul, gestora de Recursos Humanos ‘um recepcionista bem treinado e com formação adequada pode ascender a Relações Publicas.

Expectativa Salarial
Os Recepcionistas auferem um salário mínimo de 2500 meticais se estiverem a trabalhar para pequenas empresas.

Em empresas grandes como as de Telefonia Movel, Ministérios ou Bancos ou ONGs podem receber no mínimo, 6 mil meticais.

Em Hotéis, os salários são mais altos e variam entre 10 – 20 mil meticais e muitas vezes são pagos em divisas.

Requisitos
Os requisitos para Trabalhar como recepcionista, assim como os salários, variam conforme o local de trabalho.


Um recepcionista de um escritório pequeno  pode ser exigido apenas 12 ª classe e conhecimentos básicos de atendimento aos visitantes e atendimento e encaminhamento de correspondência e chamadas telefónicas.

Numa empresa maior serão exigidos outros requisitos adicionais, como línguas, uso de computadores, etc.

Nos Hotéis, são exigidos não só técnicas de atendimento ao cliente e línguas estrangeiras, como também um diploma de Turismo ou áreas equivalentes. ‘É que um recepcionista de Hotel tem que ser polivalente e ser capaz de vender não só a imagem do Hotel como também do próprio pais’, explica Lordes Maria, especialista em Recursos Humanos.

Condições de Trabalho
A maior parte dos recepcionistas de hotéis e grandes empresas usufruem de benefícios sociais como ajuda medica e 13 º salário. Eles são regidos pela lei de trabalho que prevê ferias anuais e licença de maternidade.

Nas empresas mais pequenas, o caso torna-se mais difícil principalmente quando os contratos são precários.

Os horários de trabalho dependem do local. No hotel variam conforme a escala de cada estabelecimento. Noutros locais, os recepcionistas se submetem aos horários combinados no acto de contratação.

Loading...