BP considera Angola um caso de "sucesso" na produção de energia

18/11/2019 - A BP (British Petroleum), multinacional sediada no Reino Unido e que opera no sector de energia, sobretudo de petróleo e gás, apontou Angola como "um caso de sucesso" em África, no domínio da produção de energia.

Participe da nossa pesquisa de custo de vida

 

Falando num debate organizado no seguimento da participação na "Africa Oil Week", que decorreu na Cidade do Cabo no princípio do mês, mas cujo comunicado só agora foi divulgado, o vice-presidente da BP para África, Jasper Peijs, admitiu que a produção de energia no continente suba 60 por cento nos próximos 20 anos. “Fico feliz em reconhecer as mudanças positivas que o Governo de Angola fez”, disse Jasper Peijs, apontando que “estão novamente a incentivar o investimento, e por isso a BP prolongou o licenciamento nos blocos 15 e 18, e criou uma parceria para desenvolver os poços de gás”.

Angola, salientou, não é caso único em África, onde os países estão a fazer mudanças positivas para os investimentos, que originam apostas maiores por parte das petrolíferas. “Desde 2016, começámos sete grandes projectos e temos oito que devem entrar em produção até ao final do ano na Argélia, Angola e Egipto, e outros que devem ter as decisões finais de investimento em breve, como na Mauritânia e Senegal”, acrescentou.

O optimismo do líder da BP em África foi replicado por outros directores presentes no encontro que juntou na Cidade do Cabo vários responsáveis petrolíferos e representantes de países africanos exportadores de matérias-primas, que apontaram também algumas das dificuldades de operar neste continente. Presente em Angola desde a década de 70, a BP opera nos blocos 18 e 31 e tem interesses não operacionais nos blocos 15, 17 e 20 bem como na unidade de produção Angola LNG no Soyo.

Participe da nossa pesquisa de custo de vida

Loading...