Empresas petrolíferas despedem trabalhadores em Cabinda

02/04/2020 - Trabalhadores de agências que prestam serviços às petrolíferas indicam que, por causa do encerramento de algumas plataformas off shore e a redução na produção de petróleo, algumas empresas começaram a estabelecer acordos de redução do seu pessoal.

Coronavírus - Trabalho e Vida em Angola e no mundo

Trabalhadores de agências que prestam serviços às petrolíferas indicam que, por causa do encerramento de algumas plataformas off shore e a redução na produção de petróleo, algumas empresas começaram a estabelecer acordos de redução do seu pessoal.

Cerca de 30 operadores da área de produção foram já dispensados nos últimos dias, sem a correspondente indemnização.

Para Estevão Tati, chefe dos serviços da Inspecção Geral de Trabalho em Cabinda, nesta fase em que o país vive uma situação de emergência por causa da pandemia de coronavírus, nenhum trabalhador pode ser despedido.

“Em termos gerais, aquilo que é prática e que está a acontecer em função do momento que vivemos, não pode haver suspensão de um trabalhador. Se a Inspeção do Trabalho tiver essa informação, vai ao encalço dos empregadores para reverter aquilo que está a acontecer neste momento”, garante Tati, para quem “vivemos numa situação de extrema emergência e, neste período, não se obriga a extinção da relação jurídico-laboral”.

Coronavírus - Trabalho e Vida em Angola e no mundo

Loading...