Menongue - Duzentos e trinta e nove jovens foram formados no município do Kuito Kuanavale, província do Kuando Kubango, nas áreas de agricultura, construção, electricidade, canalização, carpintaria e corte costura, desde 2008 até ao primeiro semestre de 2010.
Os dados foram revelados em no início de Setembro de 2010, pelo coordenador pedagógico do pavilhão de artes e ofícios daquele município, Sousa Monteiro, tendo avançado que para o segundo semestre estão já inscritos setenta e seis jovens nas áreas de formação já mencionadas.
Em declarações à Angop, informou que as matriculas continuam, já com o aumento do curso de mecânica, que mereceu o ingresso de vinte e seis jovens.
Segundo o responsável, tem havido pouca aderência da juventude em se formar profissionalmente, situação que está a ser atenuada com acções de sensibilização, com o envolvimento das entidades da administração local, autoridades tradicionais e entidades religiosas.
A fonte explicou que desde 2008, altura que o pavilhão foi inaugurado, dos 239 jovens já formados, apenas seis destes é que conseguiram o seu primeiro emprego, nas áreas de construção, informação e electricidade, situação que considera pouco abonatória dado o processo de reconstrução do município.
De acordo com Sousa Monteiro, regista-se esta situação porque as empresas de construção civil e outras que estão a trabalhar no Kuito Kuanavale quando iniciam as suas actividades trazem os seus técnicos em diversas áreas de especialidade.
O pavilhão de artes e ofícios do Kuito Kuanavale, único na municipalidade que dista a 189 quilómetros de Menongue, capital do Kuando Kubango, tem quatro salas com áreas administrativas e onze formadores.
06/09/2010
-
Menongue - Duzentos e trinta e nove jovens foram formados no município do Kuito Kuanavale, província do Kuando Kubango, nas áreas de agricultura, construção, electricidade, canalização, carpintaria e corte costura, desde 2008 até ao primeiro semestre do ano em curso.