O ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, António Pitra Neto, defendeu na terça-feira do dia 24 de Agosto de 2010, a aposta do seu sector na formação contínua como um pré-requisito para a evolução na carreira profissional do funcionário da Inspecção do Trabalho ou da Segurança Social.
O governante fez este pronunciamento quando discursava na apresentação dos cursos de “Gestão da Segurança Social” e da “Formação Inicial de Inspectores do Trabalho”, que a Escola Nacional de Administração (ENAD) e o Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social vão ministrar a técnicos da inspecção de trabalho e segurança social, em Luanda.
Para Pitra Neto, os cursos de formação inicial serão uma antecâmara de passagem obrigatória e positiva para o futuro trabalhador dos serviços da inspecção do trabalho e do Instituto de Segurança Social.
“Com esta aposta, pretende-se materializar a orientação do Governo no sentido de condicionar o exercício de certas funções públicas à participação com sucesso em acções formativas de especialidade dos agentes e funcionários públicos”, acrescentou.
Segundo o ministro, a formatação dos conteúdos dos cursos permitirá que candidatos de outras instituições e sectores de actividade possam beneficiar dos mesmos, de acordo com as regras e os critérios que forem estabelecidos.
“Caberá ao ENAD, em estreita cooperação e colaboração com a Direcção da Inspecção Geral do Trabalho, do Instituto Nacional de Segurança Social e outras instituições interessadas concretizar mais este desafio, contribuindo assim para a materialização do desígnio do Governo angolano de que “investir na competência é sustentar o desenvolvimento”, finalizou.
Na ocasião, Pitra Neto se inteirou do projecto para a construção da segunda fase de das instalações do ENAD, onde vai englobar mais salas de aulas, refeitório, parque automóvel e dormitórios. O projecto, que vai durar dois anos, contará com mais de 250 trabalhadores.
Fonte: Angop