A Cooperativa Agro-pecuária " Vem Comigo" foi criada recentemente pela Associação Nacional de Deficientes Angolanos (ANDA) com o objectivo de inserir portadores de deficiência no mercado do trabalho.Esta informação foi prestada hoje, quarta-feira, à Angop pelo presidente da ANDA, Silva Lopes Etiambulo, que afirmou que a referida cooperativa terá a sua sede em Luanda e um carácter nacional.
Uma palestra sobre “Projecto decisões para a vida” foi realizada hoje no Lubango, província da Huíla, para informar os jovens sobre a existência de um site onde podem encontrar conselhos e orientações sobre a obtenção do primeiro emprego, cursos de formação profissional, entre outros.
Menongue - Duzentos e trinta e nove jovens foram formados no município do Kuito Kuanavale, província do Kuando Kubango, nas áreas de agricultura, construção, electricidade, canalização, carpintaria e corte costura, desde 2008 até ao primeiro semestre do ano em curso.
O ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, António Pitra Neto, defendeu na terça-feira do dia 24 de Agosto de 2010, a aposta do seu sector na formação contínua como um pré-requisito para a evolução na carreira profissional do funcionário da Inspecção do Trabalho ou da Segurança Social.
Os cursos sobre Gestão da Segurança Social e sobre a Formação Inicial de Inspectores do Trabalho foram apresentados pelo Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (Mapess) em Luanda, em Agosto de 2010. os mesmos são dirigidos a funcionários dos serviços da Inspecção do Trabalho e do Instituto de Segurança Social.
Huambo - O Centro de Formação Profissional Fadário Muteka, da cidade do Huambo, vai formar, no decurso deste ano, mil e 628 cidadãos nas especialidades de informática, gestão, contabilidade, electricidade, electrónica, canalização, serralharia, alvenaria e mecânica.
A direcção provincial do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (MAPESS) da Lunda-Norte registou, durante o ano passado, 202 infracções cometidas pelas entidades empregadoras locais, revelou, na sexta-feira, no Dundo, o chefe de departamento de Inspecção de Trabalho, José Manuel Morais.
O auto-emprego, que está a mudar as condições de vida, é só um dos grandes benefícios que o programa “Angola Jovem” está a proporcionar a centenas de jovens que aderiram ao projecto na província da Huíla.
Lubango - Seiscentos adolescentes e jovens terminaram no dia 29 de Junho de 2010, o curso de formação profissional em artes e ofícios, na cidade do Lubango, província da Huíla, promovido pela Agência Internacional de Tecnologia e Gestão Administrativa "Planeta Angola".