Trabalho doméstico em Moçambique

Trabalho baseado em casa é uma "categoria geral de trabalho do setor informal ou trabalhadores não organizados que realizam atividades remuneradas dentro de suas casas ou arredores, porém não nas instalações da entidade patronal".

O que significa “trabalho baseado em casa”?

Trabalho baseado em casa é uma "categoria geral de trabalho do setor informal ou trabalhadores não organizados que realizam atividades remuneradas dentro de suas casas ou arredores, porém não nas instalações da entidade patronal".

 O que não constitui trabalho baseado em casa?

 O Trabalho baseado em casa não inclui o trabalho doméstico não remunerado feito como uma responsabilidade da família ou do trabalho doméstico remunerado realizado nas instalações de um empregador (como lavar, cuidar das crianças, limpeza, etc.). No trabalho baseado em casa, a atividade deve levar a remuneração e não deve ser realizado nas instalações do empregador, ao contrário, deve estar em casa de um trabalhador ou arredores.

 Existe alguma estimativa do número total de trabalhadores baseados em Moçambique?

Não, não existem dados. Mas acredita-se que muitos  profissionais seja reformados ou despedido ou compulsivamente lançados para o mercado de desemprego desenvolvam essas actividades. São essencialmente profissionais de mecânica, electricidade auto, sapateiros ou aqueles cuja profissão pode ser levada a cabo a partir de casa.

 Quais são os diferentes tipos de trabalhadores domiciliares?

 Existem dois tipos principais de trabalhadores baseados em casa. Tarefeiros e trabalhadores por conta própria. Tarefeiros são aqueles que trabalham para um empregador, um intermediário, enquanto trabalhadores por conta própria são aqueles que trabalham por conta própria e fazem o seu próprio marketing.

 Por outro aldo, os trabalhadores por conta própria têm, em geral, contacto direto com o mercado e compram sua própria matéria-prima. Eles enfrentam a concorrência direta de grandes empresas e não têm acesso fácil ao crédito. Suas economias de escala são mais baixas e seu custo de produção é geralmente mais elevado.

 Qual é a diferença entre os trabalhadores baseados em casa trabalhadores domésticos?

 Trabalhadores baseados em casa é um termo muito amplo e inclui todos aqueles que trabalham a partir de casa ou em terrenos adjacentes enquanto os tarefeiros são trabalhadores empregados por outrem.

 Por outro lado, trabalhador doméstico é apenas um subconjunto de trabalhadores domiciliares e estes são, na verdade, os "tarefeiros", também conhecido como trabalhadores domiciliários industriais que realizam o trabalho remunerado para os negócios / intermediário de casa na base do pagamento por cada tarefa.

 Quais são as diferentes formas de trabalho baseado em casa?

 O Trabalho baseado em casa pode ser dividido em duas categorias básicas, ou seja, o tradicional e o moderno. Trabalho baseado em casa tradicional envolve trabalho intensivo e atividades manuais, enquanto o trabalho baseado em casa moderno envolve informação e é de capital intensivo atividades de escritório e profissional. Atividades tradicionais envolvem baixo nível de habilidade, bem como salários e são fisicamente exigentes enquanto atividades modernas não são apenas complexas, mas também envolvem alto nível de habilidade e são bem remunerados.

 As várias formas de atividades baseadas em casa incluem:

Atividades manuais tradicionais

Atividades modernas e de capital intensivo

Manufactura e  Montagem 

a)     Costura

b)    embalagem

c)     Tratamento do camarao

d)    montagem de rotina

Trabalho serventuario 

a)     Datilografia

b)     Processamento de dados

c)     Contabilidade

d)     Telemarketing

 

Artesanato

a)    Tapeçaria 

b)    Fabrico de sabão

c)    Fabrico de bolas

d)    Cestaria

e)    Costura

 

 

Trabalho professional

a) Consultorio Medico

b) Arquitectura

c) Consultor fiscal

d) Advocacia

e) Produtor de conteudos

f)  Programador de computador

Serviços  

a)    Lavandaria

b)   Maquilhagem

c)    Barbearia

d)   Sapataria

 

 

Loading...