O assédio sexual e os trabalhadores domésticos

This page was last updated on: 2023-06-24

Os trabalhadores domésticos estão entre os mais vulneráveis ​​quando se trata de abuso no local de trabalho. Devido ao seu isolamento (trabalhando sozinho num agregado familiar) e a natureza do trabalho (pouco qualificado), os trabalhadores domésticos estão sujeitos a muitos tipos de tratamento injusto e exploração variando de longas horas de trabalho para salários abaixo do padrão. Muitas mulheres e meninas como empregadas domésticas em todo o mundo enfrentam uma série chocante de abusos. Assédio sexual contra trabalhadores domésticos está entre estes abusos.

O assédio sexual pode consistir do empregador ou membro do agregado familiar a fazer piadas sexuais ou comentários, comentando sobre a roupa ou a figura do trabalhador doméstico, fazendo barulhos rudes, tais como assobiar ou fazendo barulhos rides, tocando ou acariciando o trabalhador doméstico, exigindo favores sexuais para que o trabalhador possa manter o seu emprego e até violação.

É muito difícil para os trabalhadores domésticos denunciar tais casos, como eles trabalham de forma isolada e é a sua palavra contra o agressor, com raramente qualquer testemunhas simpáticos. Os trabalhadores domésticos também temem ser demitido se relatar qualquer assédio sexual.

Devido ao ambiente de trabalho (sem departamento de RH etc), de assédio sexual contra uma empregada doméstica teria que ser relatado como uma ofensa criminal. No entanto, é muito raro que isso acontece, devido ao medo de retaliação, o medo da perda do emprego e medo de não ser levado a sério.

Os trabalhadores domésticos são empregados e têm direito a um ambiente de trabalho livre de assédio sexual.

Loading...