Lei e Assédio Sexual

This page was last updated on: 2023-06-24

O que o direito internacional do trabalho dizer sobre o assédio sexual no local de trabalho?

Como mencionado anteriormente, as leis sobre o assédio sexual diferem de país para país, e até mesmo de cultura para cultura. No entanto, várias organizações de trabalho global e direitos humanos desenvolveram convenções, resoluções e declarações políticas relativas ao tema.

A. Organização Internacional do Trabalho (OIT):

O grupo dos trabalhadores da Organização Internacional do Trabalho (OIT) pediu uma proposta de um novo padrão OIT (Convenção acompanhada de uma recomendação) sobre a violência baseada no género no trabalho. A OIT já anunciou que um debate para uma convenção sobre o assédio sexual e a violência no local de trabalho será na agenda em 2018. Atualmente, a OIT abordou o assédio sexual principalmente como uma forma de discriminação no local de trabalho.

A principal convenção da OIT abordar a discriminação sexual é discriminação (emprego e ocupação) (No.111), que entrou em vigor em 1960. Ele define a discriminação para incluir "qualquer distinção, exclusão ou preferência, com base em... O sexo.. ., que tem o efeito de anular ou alterar a igualdade de oportunidades ou de tratamento no emprego ou profissão ".

Esta convenção não menciona explicitamente o assédio sexual, embora uma observação geral de 2003, afirma que "o assédio sexual é uma forma de discriminação sexual e deve ser tratada dentro dos requisitos da Convenção."

B. Nações Unidas (ONU):

A resolução da Assembleia Geral 48/104 sobre a Declaração sobre a Eliminação da Violência contra as Mulheres define a violência contra as mulheres para incluir o assédio sexual, o que é proibido no trabalho, nas instituições de ensino, e em outros lugares, e incentiva o desenvolvimento de sanções administrativas penal, civil ou outros , bem como abordagens preventivas para eliminar a violência contra as mulheres.

C. Regional - África:

O Protocolo à Carta Africano dos Direitos Humanos e dos Povos sobre os Direitos das Mulheres em África obriga os Estados Partes a tomar medidas apropriadas para:

Eliminar todas as formas de discriminação contra as mulheres e garantir a igualdade de oportunidades e de acesso no âmbito da educação e formação

Proteger as mulheres de todas as formas de abuso (incluindo o assédio sexual)

Assegurar a transparência no recrutamento, promoção e demissão de mulheres, e combater o assédio sexual na educação e no trabalho.

D. Regional - Europa:

A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia consagra especificamente o direito de ser livre de discriminação com base no sexo, e do artigo 23 obriga os Estados a assegurar a igualdade entre homens e mulheres em todas as áreas. Este princípio já foi desenvolvido através de várias directivas relativas a assédio sexual. Estas directivas obrigam os Estados membros a incluir na legislação nacional uma série de princípios, incluindo encorajar os empregadores a tomar medidas para combater todas as formas de discriminação sexual e prevenção do assédio no local de trabalho.

E. Quais são exemplos de leis de assédio sexual em diferentes países?

leis de assédio sexual diferem de país para país.

Para ver o que as leis trabalhistas estão em diferentes países, clique aqui: Link para Mapa do Mundo leis globais do Trabalho

Para ver o que a lei diz, em seu país, clique aqui: Link para a seção de Direito do Trabalho específico do país sobre Assédio Sexual

O que fazer ACB diz sobre o assédio sexual no local de trabalho?

Exemplos

Para comparar ACB sobre assédio sexual, clique aqui: Link para ACB

Loading...