Assédio sexual no local de trabalho

This page was last updated on: 2023-06-24

O que é assédio sexual no local de trabalho

O assédio sexual pode acontecer em qualquer local de trabalho, numa fábrica, num escritório, numa loja ou numa escola. O assédio pode ser feito por um chefe, um colega de trabalho, ou mesmo um cliente, um operário doutra companhia, ou um vendedor e se o comportamento causa um ambiente hostil ou interrompe a carreira do trabalhador é considerado assédio sexual ilegal.

Assédio sexual no local de trabalho é diferente do assédio sexual de uma forma geral, porque é direccionado á forma como a pessoa de sustenta. É usado como uma forma de poder e controlo e pode ocorrer nas várias etapas do ciclo de emprego, desde o recrutamento até á promoção.

Pode incluir avanços sexuais directos, como chefias exigirem favores sexuais aos mais novos no trabalho, tal como pode ser excluir ou assustar mulheres para colocar os seus postos de trabalho em risco. E isso quer dizer criar um ambiente hostil para as mulheres usando piadas sexistas, bocas ou postando imagens sexuais explícitas.

O assédio sexual no local de trabalho pode causar prejuízo no vencimento, falta de produtividade ou motivação. O assédio sexual pode também envenenar o ambiente de trabalho para todos os trabalhadores. Se é deixado sem ser resolvido, o assédio sexual no local de trabalho pode degenerar potencialmente em comportamentos violentos.

O assédio sexual é uma questão de direitos humanos?

Sim. Violência no mundo do trabalho, como a violência baseada no género, é uma questão de direitos humanos. Quando o assédio sexual ocorre, ele é visto como uma violação de mulheres (e homens) de direitos humanos. Para combater isso significa explorar as causas de práticas discriminatórias e entender seus muitos contextos regionais, culturais e sociais diferentes.

Quem pode ser vítima de assédio sexual no local de trabalho?

Todos os empregados e os empregadores, independentemente do sexo e classificação de trabalho. No entanto, as mulheres tendem a ser mais vulneráveis ​​ao assédio sexual, porque eles geralmente têm de pagar inferior, de menor autoridade e empregos de menor status, em comparação com os homens. Ao mesmo tempo, mesmo as mulheres em posições de autoridade podem experimentar assédio sexual.

Ele também pode ocorrer mesmo se um é independente, por um cliente ou fornecedor, por exemplo.

Quem pode ser um autor de assédio sexual no local de trabalho?

Todos os empregados e os empregadores, independentemente do sexo e classificação de trabalho. Isso inclui chefes, colegas de trabalho, colegas, clientes, fornecedores, empreiteiros, pessoal de RH e muito mais.

Enquanto acosso sexual pode ocorrer em qualquer local de trabalho, que pode ser mais comum em determinados espaços de trabalho, tais como:

  • Ambientes de trabalho dominados pelos homens (por exemplo, o militar, policiamento, o trabalho de construção)
  • Trabalhos que são pensados ​​para ser subserviente (por exemplo, enfermagem, massagem terapêutica, de garçonete)
  • O trabalho feito em isolamento (por exemplo, vivem-in cuidadores).
Loading...