Filipe Morgado, de 38 anos de idade é um guarda nocturno de profissão, embora nao tenha tido formação nenhuma como segurança, policia, etc. Morgado foi contratado para trabalhar como guarda nocturno em uma residência, devia trabalhar das 18 horas as 6horas do dia seguinte, mas ele é obrigado a trabalhar durante todo o dia, isto é no periodo do dia como empregado doméstico e durante a noite como guarda nocturno.
Morgado trabalha nesta residência há já 15 anos, mas nunca teve férias, folgas ou feriados e recebe um salário de 1.200 MT, independentemente dos aumentos dos salários que se vem verificando nos ultimos dias. Morgado nunca foi contemplado.
Tal como a maioria dos empregados domésticos e guardas nocturnos, Morgado aspira ganhar pelo menos 3000 MT para que na sua optica “o trabalho doméstico que tenho desenvolvido na residência do meu patrão seja recompensado e consiga por isso pagar as despesas mínimas de casa tais sejam a casa arrendada, água, luz e custear as despesas da esposa”.
E porque o salário não chega para satisfazer as despesas minimas, ele pratica algum negócio no local de trabalho como vendedor de créditos e produtos diversos, o que na prática é contra a vontade do seu patrão.
Para além dessas dificuldades, Morgado é de opinião que os seus direitos não são convenientemente tratados:não tem direito a alimentação, a alimentação é por conta própria, não tem subsídio de alimentação, nem subsídio de risco pela profissão que exerce como guarda nocturno. Sempre que esta doente e pede para ir ao hospital é vítima de palavrões porque não pode se ausentar mesmo que esteja doente.
Apesar de cansado das sevícias Morgado apenas aguarda pela indemnização caso seja expulso. Porque sozinho, ele não sai antes que encontre um outro emprego melhor.
Assuntos relacionados:
Direitos de uma trabalhadora doméstica
Uma vida dedicada ao próximo
Quem guarda os guardas?
Esta é mais uma história de um guarda nocturno trabalhando ha mais de 15 anos para um patrão. Para a sua infelizidade, cofnira o que tem como direitos e regalias.