Os dez erros fatais na carreira de uma mulher

erros fatais na carreira de uma mulher

Participe na Pesquisa Salarial e habilite-se a ganhar um salário

Complete a Pesquisa!


No mercado competitivo do trabalho totalmente dominado pelos homens, vários são os desafios que as mulheres devem enfrentar. Conheça os 10 erros mais frequentes que comprometem o sucesso profissional feminino.

Segundo John McKee, autor de 21 Ways Women in Management Shoot Themselves in the Foot (traduzido: 21 Maneiras de Como as Mulheres Gestoras dão tiros nos seus próprios pés), os dez principais erros que comprometem o sucesso profissional feminino são:

 

1. Não ter projectos pessoais

Pessoas bem-sucedidas têm planos de vida bem definidos. De preferência, é melhor mantê-los escritos para que sejam lembrados a todo o momento.

 

2. Não se actualizar nas habilidades necessárias à sua actividade e função

Fique atenta ao comportamento dos seus colegas e ao de possíveis candidatos ao seu emprego. Isso pode ajuda-la a perceber as exigências e perfis necessários para desenvolver ou melhorar.

 

3. Não procurar outros pontos de vista

Mesmo os profissionais mais eficientes precisam de procurar novas perspectivas e contar com conselhos de amigos, colegas ou até de um consultor. Os que falham em reconhecer esses momentos de fraqueza acabam por cometer erros comprometedores à sua carreira.

 

4. Não atingir resultados

No fim, o que conta são os resultados que você atingiu. Os que julgam que devem ser reconhecidos apenas pelo esforço e não pensam em resultados estão ‘marcados’ para o fracasso.

 

5. Ter todas as respostas

Mais do que nunca, conhecimento significa poder. A diferença está em como você comunica isso. Dizer que sabe a todo o momento pode estagnar a sua carreira. Pessoas bem-sucedidas mostram-se sempre interessadas em novas ideias e pontos de vista.

 

6. Não dar crédito aos outros

Perdedoras são as que tomam para si todos os méritos, mesmo quando tiveram ajuda de outros colegas.

 

7. Cercar-se de ‘escovinhas’

Em vez de manter ao seu redor pessoas que elogiam a sua inteligência e outras qualidades, procure encorajar a inteligência e a criatividade nos outros. 

 

8. Não saber "vender o seu peixe"

Sem precisar gabar-se o tempo inteiro, procure mostrar aos seus colegas os resultados que  atingiu em benefício da empresa. O ideal é que isso seja feito de maneira formal, por meio de ferramentas que existam na empresa, como Revistas internas, etc.

 

9. Confundir eficiência com efectividade

Este conselho é para aqueles profissionais que pensam que comunicar com as pessoas via e-mail substitui a necessidade de contacto pessoal. Tente ao menos substituir as mensagens por um contacto telefónico. 

 

10. Acreditar que você é insubstituível

Não há espaço para divas no mercado de trabalho. A partir do momento que você se convencer de que apenas você pode fazer seu trabalho direito, com certeza, começará a cometer erros.

 

Loading...