Discussão sobre salários mínimos deste ano decorre entre Fevereiro e Março

14/03/2020 - O Governo, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique a Organização dos trabalhadores Moçambicanos vão discutir o salário mínimo entre Fevereiro e Março próximos.

Participe da nossa pesquisa salarial

Nos primeiros dois meses do novo Governo, os actores do sector de trabalho vão estar reunidos para decidir quanto é que devem receber os trabalhadores menos pagos do país.

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique já começou a convidar os representantes dos oito sectores que serão alvo das discussões para que se inscrevam. A inscrição deverá ser feita até 08 de fevereiro próximo através dos endereços electrónicos da CTA.

Recorde-se que o aumento salarial registado no ano passado foi o mais baixo de sempre, tendo superado o recorde do ano anterior, que também tinha sido o pior aumento até então.

Participe da nossa pesquisa salarial

Isto quer dizer que em 2018 o aumento foi entre 6 e 18.67 porcento, sendo que o aumento, para o salário mais baixo, era de 260 meticais. Já no ano passado, o aumento variou entre 5 e 12 porcento. Sendo que o aumento, o rendimento mais baixo foi de 212 meticais.

Na altura, o governo argumentou que a aprovação dos novos salários mínimos visavam salvaguardar a manutenção dos postos de trabalho, a eventual criação de outros postos de trabalho e a necessidade de não sufocar o patronato.

Não sufocou o patronato, mas os trabalhadores sentiram-se sufocados, explicando que para um moçambicano que recebe salário mínimo ter cesta básica de um mês teria de ter pelo menos 5 salários mínimos.

Participe da nossa pesquisa salarial

Loading...