A Nespresso assinou um memorando de entendimento (MOU) com o Parque Nacional da Gorongosa em Moçambique para um projeto destinado a desenvolver aproximadamente 1.000 hectares de terra para o cultivo de café, enquanto protege outras 5.000 a mais para uma floresta tropical saudável.
A terra em questão faz parte de uma zona-tampão de 600.000 hectares no parque nacional espetacularmente diversificado de vida selvagem no sudeste da África, que a revista Time declarou no ano passado como um dos "melhores lugares do mundo".
Em 2004, a Fundação Carr e o governo de Moçambique estabeleceram o Projeto Gorongosa, buscando apoiar o desenvolvimento agrícola sustentável, protegendo a floresta tropical natural do parque e sua zona de amortecimento circundante. A região sofreu distúrbios políticos e violência entre 1977 e o governo de Moçambique estabeleceu um tratado de paz com as forças rebeldes no ano passado, abrindo as portas para o crescimento econômico.
A Nespresso está entrando no relacionamento por meio do programa Reviving Origins, pelo qual comprometeu 10 milhões de francos suíços (US $ 10,3 milhões até o momento da redação deste artigo) por um período de cinco anos a partir de 2017. Projetado para ajudar a promover o desenvolvimento sustentável do café em regiões que possuem recentemente sofreu conflitos armados, distúrbios políticos ou desastres naturais, o programa já trouxe para o mercado cafés de regiões específicas da Tanzânia, Colômbia e Porto Rico.
O Projeto Gorongosa tem se concentrado no café como um meio de desenvolvimento social, ambiental e econômico sustentável nos últimos 10 anos. A Nespresso disse que implementará seu programa de Qualidade Sustentável AAA como parte do processo de desenvolvimento, com o objetivo de levar café Moçambique da marca Nespresso aos consumidores em 2022.
“A Nespresso está muito orgulhosa de iniciar essa colaboração com o Projeto Gorongosa para reativar a produção de café em Moçambique”, disse o CEO da Nespresso, Jean-Marc Duvoisin, em um anúncio do MOU na semana passada. "Trabalharemos diretamente com os cafeicultores para ajudar a estabelecer um suprimento de café de alta qualidade que aumentará as oportunidades econômicas nessa região, dando aos nossos consumidores uma experiência única em café".