Protecção contra COVID-19 chega aos coveiros da Beira

10/04/2020 - As medidas de prevenção contra o novo Coronavírus, que são até agora a única defesa contra esta pandemia, continuam a serem endurecidas na cidade da Beira.

Qual é o impacto do Coronavírus no seu trabalho?

 

Protecção contra COVID-19 chega aos coveiros da Beira

As medidas de prevenção contra o novo Coronavírus, que são até agora a única defesa contra esta pandemia, continuam a serem endurecidas na cidade da Beira.

Nesta quinta-feira, a edilidade disponibilizou kits completos de protecção aos coveiros de todos os cemitérios públicos, para se protegerem contra a doença.

Trata-se de botas, luvas, óculos e o respectivo fato macacão de protecção.

Tais materiais deverão ser trajados apenas pelos coveiros no momento em que estes estiverem a depositar a urna na cova e de seguida serão desinfectados.

Qual é o impacto do Coronavírus no seu trabalho?

 

“Com estas iniciativas entendemos nós que há espaço para os coveiros trabalharem a vontade sem risco de contraírem doenças. Se eles adoecerem, os funerais ficam condicionados e teremos mais problemas”, referiu Daviz Simango, edil da Beira, que precedeu a entrega dos kits de protecção.

Antes de receberem estes equipamentos os coveiros trabalhavam em condições precárias, muito deles por culpa própria, pois vendiam os materiais de protecção, como luvas e botas.

Afonso João, responsável dos coveiros, falando em nome dos colegas, indicou que aquele era um momento marcante para os mesmos, “pois pela primeira vez, desde que abraçamos esta profissão sentimo-nos realmente seguros em executa-la. Este kit de protecção eleva a nossa moral e pedimos a colaboração de todos”.

Para evitar que estes coveiros voltem a vender os materiais de protecção a edilidade decidiu personalizar os mesmos.

O desafio da edilidade agora é com os coveiros dos cemitérios que não estão sob alçada da edilidade. Daviz Simango garantiu que irá articular com os mesmos para que de modo organizado possam beneficiar dos mesmos kits dentro de dias.

Qual é o impacto do Coronavírus no seu trabalho?

Loading...