Vania Somavila diz que a mineradora está sempre aberta a conversar com a sociedade, mas ressalva que o bloqueio não é o melhor caminho para uma solução.
A nova tabela de salários mínimos em Moçambique foi aprovada em Conselho de Ministros com efeitos a partir de 1 de Abril corrente tendo o sector da indústria de extracção de minerais obtido o maior aumento, de 31,91%, passando os seus trabalhadores a auferir 4651 meticais (114,3 dólares).
Organização dos Trabalhadores Moçambicanos (OTM-CS) lançou na quinta-feira, dia 07 de Março de 2013, os primeiros sinais de determinação no sentido de levar a cabo uma discussão séria no âmbito das negociações para a definição do salário mínimo nacional a vigorar a partir de 1 de Abril.

O Ministério do Trabalho (MITRAB) e a Confederação das Associações das Económica de Moçambique (CTA) reuniram no dia 4 de Março em Maputo para discutir a proposta de um novo regulamento do regime jurídico dos acidentes e doenças no trabalho. Um dos pontos mais debatidos foi a falta de clareza de alguns pontos que constam do actual regimento laboral.
Os funcionários que “infernizaram” a direcção do Casino Polana SA., nos últimos meses, já não fazem parte do quadro de funcionários daquela casa de jogos de azar. As idas e vindas ao Ministério do Trabalho culminaram com uma série de indemnizações e a desvinculação dos quatros colaboradores incómodos. O futuro, esse, para quem ficou, continua sombrio. Sem oposição, a direcção continua a pontapear a lei

Rosalino Mulumbua, de 23 anos de idade, guarda mágoas da Matanuska Moçambique Limitada, uma multinacional que se dedica à produção da banana no distrito de Monapo, província de Nampula, Norte de Moçambique. O jovem foi expulso sob a acusação de envolvimento num esquema de pagamento de salários a funcionários que não pertenciam à empresa há bastante tempo.
A Inspecção-Geral do Trabalho (IGT) neutralizou e ordenou a suspensão de seis cidadãos estrangeiros que se encontravam a trabalhar ilegalmente na província de Cabo Delgado, região norte de Moçambique.
Os moçambicanos que trabalham nas minas de ouro sul-africana Kusasaletho irão retornar as suas actividades ao longo da semana corrente, na sequência da sua reabertura ocorrida na quinta-feira da semana passada.

O governo moçambicano aprovou em Fevereiro de 2013 um novo regulamento de premiação de atletas das várias modalidades desportivas participantes nas diversas competições de âmbito continental e mundial.
As mulheres trabalhadoras moçambicanas exigem a extensão da licença do parto no país, dos actuais 60 dias para um período igual ou superior a 90.